Curso online sobre condução e convecção

Seja bem vindo ao curso online desenvolvido por meio da disciplina Tecnologia do Ensino de Física I pelo IFUSP. Apresentamos no corpo do blog o conteúdo a ser seguido, que está disposto de forma cronológica. Assim, para melhor acompanhar o curso, leia dos posts mais antigos aos posts mais recentes.

Bons estudos!

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Convecção térmica

O fenômeno da convecção se dá pelo fato do calor produzir a agitação das moléculas. Por serem mais livres nos fluídos, as moléculas se afastam, causando uma diferença de densidade e consequentemente uma diferença de pressão no líquido. Assim, moléculas localizadas em partes mais quentes (com maior temperatura) migram para as partes mais frias (menor temperatura), pois maior temperatura implica em menor concentração de matéria, menor densidade. O movimento se dá por meio dessa diferença de densidade e de pressão. A Figura 7 ilustra o conceito:

Figura 7 - a convecção agindo em água exposta a uma fonte de calor.

Figura 8 - a geladeira é projetada de modo a se utilizar do fenômeno da convecção. O ar quente que vêm da parte inferior da geladeira entra em contato com o ar frio do congelador, levando à criação de uma corrente de convecção no interior do eletrodoméstico.
A Figura 8 mostra uma aplicação desse fenômeno: a geladeira. A disposição do congelador garante que o ar no interior do aparelho se mantenha sempre em circulação. Dessa maneira, é garantido o resfriamento dos alimentos no interior do eletrodoméstico.
Outro fenômeno relacionado com a convecção pode ser observado no litoral. Este fenômeno é chamado de brisa marítima. Durante o dia, o sol aquece a terra e o mar. Porém, como o calor específico da areia é menor que o da água, as suas temperaturas são diferentes. Nesse período a areia é mais quente que o mar. O ar mais quente em contato com a areia sobe por convecção, deixando uma diferença de pressão entre o ar do mar e da costa. Dessa maneira, surge uma brisa marítima que vai do mar à costa. Já à noite, o processo se inverte, pois a areia perde calor mais rápido que a água, que o retém por maior tempo. Com isso, o ar mais quente sobre o mar sobe e a diferença de pressão inverte o sentido da brisa marítima: vai da terra ao mar.


Figura 9 - Ilustração da brisa marítima.

7 comentários:

  1. mentiraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!! é uma merdaa ajudo poha nenhuma

    ResponderExcluir
  2. ajudou um pouco, como eu ja estou acostumado ver detalhes avançados isso pra min é um despédiçio de tempo, vc poderia colocar suas ideias, tipo sugestoes, atividades, entre outros, entao esta explicado aparti de agora vc vai fazer tudo isso, e mais boa sorte !!!

    ResponderExcluir
  3. dizem que o felipin é viadin

    ResponderExcluir